“Ele [Festival Gastronômico] veio com o intuito de que a Pedra de Guaratiba voltasse a ser reconhecida como um dos principais centros gastronômicos da cidade do Rio de Janeiro”, afirma Carlos Bacha, presidente do Polo Gastronômico, Cultural e Turístico de Pedra de Guaratiba.

A terceira edição do Festival Gastronômico de Pedra de Guaratiba chega ao fim neste domingo. Relevante pela cultura pesqueira, o bairro é conhecido na região pela gastronomia especializada em frutos do mar. Nesse ano, o evento organizado pelo Polo Gastronômico, Cultural e Turístico de Pedra de Guaratiba, oferece diferentes pratos a partir de R$39,90. São, ao todo, dez restaurantes participantes que convidam mais uma vez os moradores de diversas partes do Rio para conhecerem a cultura da Zona Oeste.

Conversamos com Carlos Bacha, presidente do Polo, que nos contou um pouco sobre a importância do evento para a região. Confira:
– Há quanto tempo surgiu o festival e qual o seu propósito?

Estamos na 3ª edição do Festival Gastronômico, ele veio com o intuito de que a Pedra de Guaratiba voltasse a ser reconhecida como um dos principais centros gastronômicos da cidade do Rio de Janeiro, como era na década 70/80, bem como para movimentarmos o comércio local, sendo visível a moradores de outros bairros/regiões, pois temos um dia a dia semelhante à tranquilidade de uma cidade do interior.

– Qual a importância do festival para o comércio da região?

A importância para o comércio em geral é que com o fluxo maior de pessoas, movimentaríamos outros setores econômicos, não só o da gastronomia. Temos também uma feira de artesanato, Pedra de Braços Abertos, todo o domingo das 10h às 18h, que já esta fazendo  quatro anos desde sua criação, que também ganham com o aumento do fluxo de pessoas na Pedra de Guaratiba durante os eventos.

– Há engajamento de pessoas de outros bairros?

Por sermos um Polo Gastronômico, Cultural e Turístico, criado pela prefeitura, temos o apoio e divulgação dos outros 24 polos em atividade espalhados pela cidade.

Os restaurantes participantes são Bela Vista, Toca do Piratta, Espaço do Sabor, Restaurante Amendoeira, Pedra Carioca, Gil e Mar, Sem Frescura, Rei da Empada, Guapa e Estrela da Pedra. Saiba mais sobre o Polo Gastronômico, Cultural e Turístico de Pedra de Guaratiba através do site: www.polopedradeguaratiba.com.br.

 

Foto e texto: Rita de Cássia Costa