Em um mundo globalizado, a qualidade do serviço oferecido pelas empresas não é mais o único diferencial na escolha da contratação ou mesmo da compra de algum produto. Antes disso, o cliente precisa ser alcançado e a única forma de fazer isso é por meio do investimento na Comunicação. A área engloba Publicidade, Mídias Sociais e, principalmente, a imprensa. Essa última, por penetrar de maneira espontânea nos veículos de comunicação têm potenciais cada vez maiores de credibilidade.

As assessorias de imprensa ou comunicação são responsáveis por prestar esse serviço especializado aos clientes. Isso porque esses profissionais recebem, além de formação específica na área de comunicação, contatos consolidados e uma boa relação com veículos de TV, rádio, imprenso ou internet. Quer saber mais? Conversamos com a assessora de imprensa Graziela Martins, dona da Assessoria de Imprensa Graziela Martins. Confira e tire suas dúvidas:

– Em que consiste o trabalho de assessorias de comunicação/imprensa?

O trabalho do assessor de imprensa consiste em assessorar a empresa ou o profissional na divulgação de suas atividades, com a finalidade de assessorar o cliente com uma estrutura de comunicação divulgando, na mídia, suas atividades e fortalecendo sua imagem perante ao seu público alvo.

A Assessoria de Imprensa baseia-se na estratégia de aumentar as oportunidades mercadológicas do cliente por meio de matérias na mídia, inserindo a empresa ou o profissional como fonte de informação.

– Além do contato com a imprensa, há também uma preocupação dos profissionais de comunicação com o uso de redes sociais pelas marcas. Qual o motivo e relevância desse cuidado?

Hoje, com o avanço da tecnologia, o assessor de imprensa precisou se atualizar para não perder mercado e clientes. As redes sociais são consideradas atualmente um poder de negócios tão lucrativos quanto os veículos de imprensa. A diferença é que as redes sociais ainda não têm a credibilidade e força de imagem que uma mídia tradicional tem; por isso, a importância em dar um tratamento especial para as fanpages do cliente ou de uma empresa. Com uma frequência constante e conteúdos diferenciados, as redes sociais do seu cliente podem se tornar fonte de credibilidade e para alcançar esse objetivo é preciso  estratégia de comunicação. Essa estratégica, feita por um profissional capacitado, tem muito mais chances de ser um sucesso. O Assessor de imprensa precisou abraçar mais uma função para continuar forte no mercado da comunicação. E isso é ruim? Claro que não. Mostra que nós assessores estamos sempre dispostos a crescer, aprender e aperfeiçoar.

– Por que o empresário deve investir em comunicação principalmente em épocas de crise?

Para ser visto, para ter credibilidade, para estar na vitrine do mundo, além de ter um profissional preparado para organizar a comunicação e fazer o link com o público-alvo. Em época de crise, sobressai quem se destaca, quem tem o nome forte. Costumo dizer que além de conquistar nome forte e ganhar novos clientes, o profissional, ou empresa, garante que os clientes que já existem se mantenham, pois eles sabem que estão com o melhor, já que ele está sempre sendo referência em matérias relevantes.

– Qual o diferencial fundamental que separa empresas que têm um profissional responsável por essa área e as que não têm?

Você começa pensando que se aquele profissional tem assessoria de imprensa, já não é pequeno. Além de todos os benefícios de comunicação que já foi dito, um assessor de imprensa traz um certo “glamour” para quem o contrata. O profissional que precisa e quer crescer, pode conseguir com o boca a boca, mas tem um limite regular de alcance, com o assessor por trás, você pode ter um crescimento de nome e de clientes sem limites. Até em momentos de crise, o assessor de imprensa é o capacitado para evitar ou mesmo ultrapassar algum problema com inteligência.

Imagem: https://goo.gl/images/jDmhJG