Texto: Adriana Araujo

Com a correria do cotidiano, esquecer de fazer algumas tarefas, como pagar uma conta e agendar uma consulta médica, é cada vez mais comum. Os aplicativos para celular podem ser um excelente auxílio nesses casos, pois é possível anotar o que precisa ser feito e programar lembretes para não esquecer.

O Todoist é um dos aplicativos que pode usado para criar listas de tarefas. Nele é possível adicionar categorias de atividades, de acordo com as necessidades da pessoa. O usuário pode ajustar a data para realização da tarefa e todos os dias o app manda um lembrete com a lista de afazeres do dia. É possível adiar ou reprogramar a tarefa para outra data ou marcar como concluída ao realizá-la. Há a possibilidade de sincronizar o app à nuvem do Google Drive e usar o aplicativo online e offline. Disponível para Android e IOS. O app é gratuito, mas também há a versão premium com mais recursos.

O Evernote é outro aplicativo de organização pessoal que permite criação de notas de todo o tipo, seja por meio de fotos, listas, áudios etc. O app funciona como um caderno de rascunhos para anotações dos mais diversos tipos de tarefas e ideias, sendo possível o agendamento de lembretes. Os documentos, notas e fotos podem ser compartilhados com outros usuários, facilitando o trabalho em conjunto. As informações do Evernote também são colocadas na nuvem, e podem ser acessadas de qualquer lugar. Gratuito. Disponível para Android e IOS.

Para os estudantes, existe um aplicativo específico para controle de aulas, provas, notas e tarefas: a Agenda do Estudante. O app permite a programação e controle de atividades diárias como plano de estudo, horário das aulas, tarefas a serem entregues, aumentando assim a produtividade do estudante. É possível programar lembretes para não esquecer nenhuma atividade. O app permite a visualização das tarefas por dia, semana, mês etc. Disponível para Android. Gratuito.

O ano novo começa com muitas despesas, como pagamento de impostos como o IPVA e IPTU, e um controle adequado delas pode fazer toda a diferença ao longo de todo o ano que se inicia. O Gerenciador Financeiro Mobills é um dos apps que facilita o controle das finanças. Com ele é possível administrar seus gastos, separando por itens como o gerenciamento dos cartões de crédito e analisar o fluxo financeiro por meio de relatórios e gráficos. É possível, ainda, exportar dados direto dos sms enviados pelos bancos para o app, facilitando o preenchimento dos gastos. Gratuito. Disponível para IOS e Android.

Mais um app que permite um controle financeiro de forma simples e direta é o aplicativo GuiaBolso, que permite o gerenciamento de planilhas financeiras, conexão com a conta bancária, que facilita a visualização de saldo e extrato, organização de gastos por categorias e consulta a gráficos para estudo do orçamento. É possível ainda consultar se seu nome consta no SPC e SERASA por meio do CPF em poucos minutos. O app é gratuito e está disponível para Android e IOS.

 

Imagem: https://goo.gl/images/s9yVOk