O novo ano está chegando e não há momento mais propício para repensar as suas atitudes como líder e empresário. Nesse novo ciclo, como ser um gestor melhor e traçar metas que deem certo? Conversamos com as coaches Patrícia Marinho e Daniele Ferreira. Confira as dicas:

1) Líderes inspiram seus liderados! O líder é o “regente” e conduz toda a orquestra e não a obriga a tocar no mesmo tom, respeitando a particularidade de cada um, cuidando para que não desafinem.
2) Dê e obtenha o treinamento necessário – a troca de aprendizado entre todos que compõem a organização é muito importante. Porém, não dispense cursos e treinamentos para aquisição de competências.  Avalie a melhor opção para a situação e invista em treinamentos internos e in company, independente da crise o treinamento é essencial. Enquanto a maioria chora pelo fato da equipe não progredir, você vai na contra mão e investe para alcançar resultados extraordinários.

3) Uma crise só existe quando há necessidade de mudança. Seja criativo, reinvente-se! O professor e historiador Leandro Karnal afirma que, “é necessário desinstalar a zona de conforto”. A crise vem e vai, o sucesso depende do que você faz e não de quem você é.
4) Segundo Goodall  (2013), custa caro quando um líder cai e pode levar anos, talvez décadas para que a confiança seja restabelecida. Quando sob estresse, alguns líderes reagem com um padrão de comportamento que pode sabotar suas carreiras e levar ao fracasso. Administrar esses sabotadores é importante tanto para os líderes quanto para a organização.
5) Trace um plano dividindo a meta maior em pequenas ações intencionais e comportamentos diários.
6) Seja o melhor que pode ser, sem deixar de ser você mesmo!
7) inspire sua equipe! A sua habilidade não está no poder da sua posição e sim na capacidade de preparar pessoas para o sucesso e de se relacionar com elas.
8) Administre seu tempo de maneira assertiva. Produza mais e ocupe-se menos. Quantas horas por dia são perdidas quando se entra para buscar algo na Internet e quando se percebe já procrastinou e entrou em outras páginas que não eram necessárias naquele momento? Fazendo isso você se distancia da produtividade, que nada mais é que fazer o que é necessário para alcançar o seu objetivo futuro.

9) Comemore cada conquista atingida por menor que seja, vibre, se presenteie. Procure se relacionar com pessoas que estejam na mesma busca que você ou busque a ajuda de um profissional.

10) O que te trouxe até aqui não vai te levar ao próximo nível! Reveja as estratégias, ouse, seja assertivo e tome decisões que vão gerar resultados mais efetivos: “Vencer não é competir com o outro. É derrotar seus inimigos interiores” – Roberto Shinyashiki.

 

Imagem: https://goo.gl/images/u41FWA