Texto: Adriana Araujo

Os empreendedores cujos negócios apresentam resultados insatisfatórios e buscam ajuda profissional para identificar os pontos que podem ser melhorados contam com um serviço recém-lançado em Campo Grande, o Cliente Oculto, lançado pelo grupo Kriativa, em janeiro deste ano.

O Cliente Oculto é um serviço de avaliação feito por profissionais que vão ao estabelecimento como clientes comuns para identificar os pontos que podem ser melhorados no atendimento aos consumidores. O sócio-diretor do Grupo Kriativa, Leonardo Pitzer, explica como funciona o serviço:

“O diagnóstico é feito em uma reunião onde definimos junto ao cliente os itens que ele considera ideais em seu estabelecimento. Montamos o treinamento específico desse projeto e direcionamos os pesquisadores que farão as visitas. Com as pesquisas feitas, geramos um relatório que será entregue ao cliente com o que foi levantado durante o projeto. Esse relatório contém sugestões de melhoria para a empresa. É importante ressaltar que o objetivo não é punir a equipe, mas evidenciar as oportunidades de melhoria da empresa ou pontos que a estão fazendo perder clientes”, explica.

O serviço pode ser contratado por estabelecimentos de diversos ramos, como o comércio varejista e restaurantes, por exemplo. Pitzer destaca que um dos pontos mais interessantes do serviço é o fato de os avaliadores serem recrutados de acordo com o segmento do empreendimento:

“O mais interessante no Cliente Oculto é que quem faz as visitas são pessoas recrutadas e treinadas que seguem o perfil da empresa cliente. A ideia é que a empresa seja avaliada por pessoas que realmente consomem ou consumiriam seus produtos ou serviços. A empresa nos informa qual seu perfil de cliente e nós buscamos em nosso banco de dados pessoas que preenchem essa descrição. Com isso pessoas de várias idades, sexo, crenças, raças, profissões, portadores ou não de necessidades especiais podem fazer pesquisas, sempre orientados por um roteiro de visita” relata.

O investimento é a partir de R$250,00, por visita, além do reembolso ao avaliador pelo produto ou serviço consumido durante a visita. O sócio-diretor do Grupo Kriativa explica que é importante que o estabelecimento faça esse tipo de avaliação com alguma frequência. “O ideal é que a empresa realize visitas de cliente oculto sistematicamente. O monitoramento de seus processos e da qualidade de seus produtos e serviços precisa ser constante. Se em um projeto de cliente oculto a empresa descobre falhas em seu processo e treina seus colaboradores para corrigir, mas não volta para conferir se foi alterado, corre o risco de ter perdido tempo e dinheiro”, conclui.

O Grupo Kriativa também atua no treinamento de equipes e recrutamento de novos colaboradores. As empresas associadas à Associação Comercial e Industrial de Campo Grande têm direito a uma visita gratuita do Cliente Oculto em seu estabelecimento.

Serviço:

Cliente Oculto – Grupo Kriativa