Texto: Adriana Araujo

Foi inaugurada esta semana, em Realengo, a primeira Farmácia Popular Veterinária, no mesmo lugar onde funciona o Hospital Popular de Medicina Veterinária. No local, os donos de pets podem adquirir os medicamentos receitados pelo veterinário com preços de 30% a 50% mais baratos do que o comercializado em pet shops, atendendo, desta forma, à proposta do Hospital de oferecer tratamento veterinário completo a preços acessíveis.

A ideia de oferecer medicamentos veterinários a preços populares surgiu a partir de observações dos veterinários, que relatavam a falta de prosseguimento no tratamento após o diagnóstico, devido ao alto custo dos medicamentos. O resultado dessa conduta é o agravamento da doença do bicho e o retorno à unidade:

“Nossa equipe ouve dos proprietários que os remédios são caros. Alguns admitem que são negligentes mesmo. O nosso objetivo é que o animal melhore. Por isso, nos aproximamos da indústria farmacêutica para viabilizar esse projeto”, explica Brunno Galvão, diretor do Hospital Popular de Medicina Veterinária.

Para aproveitar os descontos não é necessário realizar consulta no Hospital Popular, mas os medicamentos só podem ser parcelados no cartão de crédito com a receita de um especialista do local, já que o objetivo do projeto é oferecer tratamento completo. A farmácia funciona diariamente, das 8h às 20h, com previsão de funcionamento 24 horas, a partir de abril.

“Há uma baixa adesão ao tratamento proposto pelos veterinários por parte dos tutores. Muitos optam por não comprar os remédios, e outros cometem o absurdo de dar medicações para humanos.” denuncia Steffanie Matos, diretora técnica do Hospital Popular.

O Hospital Popular de Medicina Veterinária, que atualmente presta atendimento em Padre Miguel e Realengo, tem como projeto inaugurar mais dez unidades no Estado do Rio de Janeiro, sendo as próximas na Zona Norte da capital e em Niterói, estendendo o alcance a boa parte da Região Metropolitana.

Serviço:

Farmácia Popular Veterinária – Hospital Popular de Medicina Veterinária

Endereço: Rua Professor Clemente Ferreira, 6, Realengo.

Funcionamento: das 8h às 20h.

 

Imagem: Divulgação