Texto: Adriana Araujo

Faltando apenas duas semanas para seu término, o já tradicional concurso Comida di Buteco continua a todo vapor na cidade: são dezenas de bares espalhados por diversas regiões oferecendo petiscos criados especialmente para o concurso com base no ingrediente tema de 2017: cereal. Podem ser usados itens como arroz, trigo, aveia, quinoa etc.

O vencedor da disputa de melhor boteco do Rio de Janeiro é decidido pelo público, que vota nos quesitos petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O voto do público tem 50% do peso e o do corpo de jurados os outros 50%. Da nota do público, 70% do peso vão para o petisco e os outros 30% são divididos entre as outras três categorias.

O Comida de Buteco foi criado em Minas Gerais no ano 2000 e acontece no Rio de Janeiro desde 2010. O objetivo é resgatar e valorizar a culinária de raiz. Pelo segundo ano consecutivo, o preço máximo dos petiscos é de R$ 25,90, de modo a ser acessível a maior quantidade de pessoas possível.

Ano passado, foi criada uma nova categoria no concurso, que premia o melhor bar entre os vencedores de outras 19 cidades, dando ao estabelecimento e a cidade vencedores o título de cozinha de raiz do Brasil. O Bar do Davi, localizado no Leme, levou o prêmio em 2016.

O Comida de Buteco vai até o dia 14 de maio. A lista de bares participantes, endereços e descrição dos petiscos participantes está disponível no: http://www.comidadibuteco.com.br

 

Imagem: Reynaldo Peixoto