Texto: Adriana Araujo

As startups são um assunto bastante em alta no mundo dos negócios, mas nem todos sabem exatamente o que elas são, quais suas características e como empreender nesse modelo. Para esclarecer esses pontos, conversamos com o sócio-diretor da consultoria de gestão ba}STOKLER, Marcus Cordeiro.

ACICG- No que exatamente se caracteriza uma startup?

Marcus Cordeiro: O que os investidores consideram startup é um negócio em estágio inicial, cujo modelo já esteja definido ou está em definição, é altamente replicável, escalável e possibilita alto nível de retorno sobre o investimento.

ACICG – Existem segmentos específicos em que as startups tenham maior possibilidade de sucesso ou esse modelo de negócio é aplicável a qualquer tipo de negócio?

Marcus Cordeiro – Normalmente, essas características aplicam-se ao segmento de tecnologia e a modelos de negócio que possibilitam o crescimento em rede com grande velocidade, como o sistema de franquias.

ACICG – Como se tornar um investidor de uma startup? Que critérios devem ser levados em consideração na hora de escolher a empresa para investir?

Marcus Cordeiro -Os principais critérios que devem ser levados em consideração são: as qualidades do time de empreendedores (experiência, talento e complementaridade), as premissas do modelo de negócio e sua escalabilidade e características do mercado (eficiência, tamanho e margens).

ACICG – Quais startups podem ser consideradas promissoras para investimento no Brasil hoje?

Marcus Cordeiro – Podemos citar alguns exemplos como Nubank, GuiaBolso, Méliuz, LeanSurvey etc.

ACICG – Qual o passo a passo para os empreendedores que desejam criar a sua própria startup?

Marcus Cordeiro –  Identificar uma necessidade das pessoas que não esteja atendida ou que seja mal atendida, em um mercado grande; Montar um time de empreendedores com talento, experiência e habilidades complementares; Criar um MVP (produto viável mínimo) e testá-lo à exaustão até chegar a um modelo replicável e escalável; Montar um plano de negócios que seja atrativo a investidores-anjo, aqueles que tipicamente investem em startups.

Imagem: Pixabay