Lançado no dia 3 de junho, na Livraria Leitura do Park Shopping, o livro A Coroa da Princesa Sonhadora, fruto de financiamento coletivo, traz ao universo infantil o debate em torno da inclusão: a princesa, com microcefalia, tem como objetivo promover representatividade.

Com texto de Eduardo Pereira e ilustração de Denise Costa, a obra foi selecionada para participar da Feira do Livro de Resende (FLIR), neste domingo (11) – os autores estarão presentes no salão dos autores. Para saber um pouco mais sobre o processo criativo e importância do debate sobre a microcefalia no universo infantil, conversamos com Eduardo e Denise. Confira:

– Como surgiu a ideia de fazer um livro com essa temática? Foi uma experiência pessoal?

EDUARDO: A ideia não foi premeditada, ela surgiu de repente, mas com certeza inspirada na gravidez da minha esposa, em 2015, durante o período crítico da contaminação da Zika. Mesmo minha filha não tendo nascido com microcefalia, a preocupação com as crianças que nascem com microcefalia nunca saiu da minha cabeça e isso foi fator criativo que me moveu a escrever esta história, mesmo que inconsciente.

– Vocês acreditam que o livro possa ser usado até mesmo em escolas para expandir a discussão sobre a inclusão em um universo infantil?

DENISE: Sim, acreditamos, claro! Uma das maiores intenções do livro é realmente colocar em discussão a inclusão da forma mais natural possível. Gostaríamos muito que atingisse os adultos e as crianças, não só pela escolas, mas também por grupos, ongs , associações e no cotidiano dos lares.

– Quais expectativas para a repercussão do livro daqui para frente? Há um planejamento para outro livro?

DENISE: Nós acreditamos em nosso trabalho e na seriedade que levamos este assunto.  Temos boas expectativas para o Livro A Coroa da Princesa Sonhadora, pois já temos um feedback positivo de diversos segmentos e isso nos enche de energia  e coragem para continuar nossa caminhada.

Muitas ideias passam em minha cabeça e na cabeça do Edu e com certeza já temos planos de um novo livro!

Conheça mais sobre o processo de financiamento coletivo que transformou a história da princesa em um livro, acesse o site: www.benfeitoria.com/princesa. Para saber mais sobre o livro e acompanhar a obra, acesse o Facebook (fb.me/acoroadaprincesa) ou o site (http://www.tomadacriativa.com), lá você também consegue comprar o seu exemplar.