Com um primeiro semestre de economia ainda conturbada, como melhorar o andamento da empresa? Conversamos com alguns empresários e especialistas que dão dicas sobre como retomar o crescimento do seu empreendimento. São dicas simples que podem melhorar – e muito – a saúde financeira do seu negócio. Confira:

– Arrume a casa – Dica do Diego Carmona, criador da Leadlovers, empresa de marketing digital.

A primeira coisa a ser feita é garantir que todos os aspectos da empresa estejam estruturados forma correta. Do lado financeiro, verifique se o fluxo de caixa está em ordem e se a administração de custos e despesas está otimizada quando comparada com o faturamento da empresa. Além disso, procure manter a documentação em ordem para não ter problemas com isso no futuro. Já na questão que envolve os colaboradores, procure criar uma cultura em que a meritocracia seja valorizada, onde os que mais se dedicam e conseguem os melhores resultados, devido à sua competência, são valorizados e promovidos. Por outro lado, evite manter funcionários que não agregam valor ao negócio. Isso ajudará a não desmotivar os que possuem um comprometimento excelente e são considerados como “fora da curva”.

– Saiba o ponto de partida – Dica da Bia Nobrega, coach, mentora, palestrante.

Como foi o primeiro semestre para o seu negócio? E para o mercado específico em que atua? Você precisa avaliar o quão ruim ou bom foi o seu desempenho tanto do ponto de vista quantitativo quanto qualitativo. Converse com clientes, equipe, fornecedores e concorrentes e conclua o que fez bem, o que não fez bem e o que deveria ter feito e não fez.

– Inove – Dica do Jaques Grinberg Costa, Palestrante e Coach de Vendas.

Os produtos e serviços estão cada vez com diferenciais menos nítidos e preços mais parecidos. Para crescer é fundamental inovar não apenas os produtos e serviços, mas também as ações (inovAções). Inovar as ações de marketing, de vendas, de motivação da equipe, de surpreender os clientes e também do ambiente. Sim, é preciso ter um ambiente agradável e produtivo.

– Preze pelo feedback dos clientes – Dica André Luis Soares Pereira, fundador do Grupo Soares Pereira e Papera (GSPP).

Fique atento ao feedback dos clientes – Os consumidores são a base do negócio, por isso, não basta apenas vender produtos de boa qualidade, mas sim entender quais as necessidades e desejos desse público. As mídias sociais são ótimas ferramentas para manter esse bom relacionamento e dar voz para esse público que pode muitas vezes mudar o rumo do negócio para os dois lados.

– Depois de tantas incertezas, olhe para frente – Dica do Allan Comploier, diretor da Master House Manutenções e Reformas

O país esteve em uma das piores crises da história, tanto política quanto econômica. Então, já passada a fase de “fundo do poço”, só temos um caminho disponível: subir. Então, apesar de todas as adversidades que foram impostas (principalmente aos empresários), acredito que estamos em um caminho de melhora, mesmo que lenta. Portanto, creio que os empresários e investidores devem apostar, sim, que o próximo semestre será bem mais próspero.

– Por fim, tenha foco – Dica do Luis Henrique Stockler, sócio-presidente da ba}STOCKLER

Tenha foco: Em épocas difíceis, é importante trabalhar com foco e concentração no objetivo, tendo certeza que está usando o recurso necessário; nada além. Evite, portanto, dispersar energias inventando produto, fazendo compra erradas ou pedidos que o cliente não quer. Esse é o momento de analisar a concorrência e fazer um trabalho focado com 10 ou 20 produtos, focando em não desperdiçar recursos (financeiro, humano, mkt, compras).

 

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