Agora, em 2017, em sua quinta edição, o Rolé Carioca chega à Bangu. O projeto, que acontece no dia 27 de agosto nas ruas de um dos bairros mais populares da Zona Oeste, passará por pontos icônicos da região, como Cassino Bangu e a antiga Fábrica Bangu. O evento está marcado para às 9h, no Bangu Shopping.

“Um dos princípios do Rolé é não ficar restrito a zonas turísticas, tradicionais ou mais reconhecidas, mas sim, levar cultura e identidade a todas as regiões do Rio de Janeiro.  Desde o ano passado, passamos a incluir sempre um roteiro de Zona Oeste em nossa programação anual, então, o primeiro foi Santa Cruz, em 2016. Já em 2017 a escolha de Bangu teve vários fatores, como o contato com Alice Silveira, filha de Guilherme da Silveira Filho, nome emblemático da fábrica Bangu”, afirma Rodrigo Rainha, um dos professores que guiam os passeios.

O projeto, que nasceu de uma mostra de intervenções urbanas em 2010, a Voz do Povo, realizada pelo estúdio M’BARAKA, tem por objetivo comunicar histórias do Rio de Janeiro de um jeito mais descontraído e acessível, promovendo o diálogo entre a população, o espaço urbano e a memória da cidade. É o que diz Bia Sartório, uma das produtoras da M’Baraká, responsável pelo projeto.

“Ao caminharmos pelo espaço público, proporcionamos um ambiente multidisciplinar de aprendizado. Nesse sentido, ao extrapolar o ambiente de salas de aula, o Rolé é uma verdadeira aula ao ar livre, pública”, conta a produtora.

No dia dos eventos, geralmente nos domingos, os passeios são guiados pelos professores de história Rodrigo Rainha e William Martins e são totalmente gratuitos. Para participar, basta comparecer no ponto de encontro na hora marcada e aproveitar o passeio com todo o grupo. Além disso, o projeto também realiza o que eles chamam de “rolezinhos”, com escolas públicas, e paralelamente, o Rolé Carioca produz um guia ilustrado com as informações de cada passeio. O produto é distribuído no início dos passeios e seu conteúdo é disponibilizado online. Para saber mais sobre o projeto, basta acessar o site: http://www.rolecarioca.com.br/

 

Imagem: Divulgação