Quando se fala em vendas, um conceito tem sido apontado com frequência em diversos segmentos: a oferta de experiências ao cliente, seja ela nas clássicas viagens, passeios ou restaurantes, mas também na oportunidade de compra de um produto de forma diferenciada. Para o diretor da agência de viagens Vai Voando, Luiz Andreaza, o modo como a oferta é feita faz toda a diferença. “O nosso foco é a venda presencial, acreditamos que o relacionamento/identificação com a marca faz a diferença no momento da decisão da compra, pois os nossos revendedores tem a mesma linguagem que o nosso público e a nossa linha de comunicação é simples e de fácil entendimento”, explica.

A agência dirigida por Andreaza tem como diferencial a oferta de experiência de viagem para os públicos das classes C e D. Para o gestor, as facilidades oferecidas no processo de compra já começam a impactar a experiência desde a chegada na loja. “Além da identificação com a marca, ambiente confortável e agradável, a empresa precisa oferecer benefícios diferenciados da concorrência. No nosso caso, hoje, somos a única empresa do mercado do turismo que oferece para as classes C e D a oportunidade de voar com os benefícios da compra pré-paga, além disso, passamos a utilizar óculos de realidade virtual nos pontos de venda. Acreditamos que esta tecnologia vai desmistificar a burocracia que alguns clientes tem tanto ao chegar no aeroporto, sobre os procedimentos, quanto da viagem de avião. Com isso, queremos quebrar barreiras do medo de voar, principalmente para quem nunca passou por essa experiência”, esclarece.

A experiência de viagens já é mais conhecida do consumidor, mas a possibilidade de compra diferenciada de um produto também se destaca no mercado de experiências atualmente. É o caso da Flow Colchões, que viabiliza a experimentação do colchão por até 100 dias e caso não se adapte, o cliente pode devolver o produto. “A experiência tradicional de se comprar colchões é ruim. É confusa e enganosa. O cliente chega na loja e precisa deitar de roupa, com outros clientes por perto, além de ter vendedor te pressionando para comprar. O Flow é revolucionário. Ele tem experiência inovadora, de compra melhor e preço mais justo. O produto sai direto da fábrica para o consumidor”, explica Pedro Cruz, sócio da Flow Colchões.

O sócio da Flow Colchões explica a importância de o cliente realmente provar o produto antes de sua decisão final. “É preciso oferecer para o cliente uma proposta de experiência. Não se trata de marketing, propaganda, mas da nossa filosofia. Precisamos entregar para o cliente um produto perfeito. O cliente chega na loja, tem varias opções de compra e acaba entrando no paradoxo da escolha. Quanto mais opções você tem, mais confuso fica. Você precisa tomar uma decisão na hora e é obrigado a escolher porque o vendedor da loja não consegue te apontar o melhor colchão. O vendedor sabe que 90% das pessoas se arrependem da compra do colchão. A propaganda é enganosa porque alguns minutos que são deitados no colchão para experimentá-lo na loja não garantem uma experiencia real.”

Imagem: Freepik