O Centro Brasileiro de Apoio ao Autista Anjinho Azul (CEBRIA) é uma iniciativa de voluntários voltada para o atendimento de crianças autistas com funcionamento em Campo Grande. Após ter seu filho caçula, Theo, hoje com quatro anos, diagnosticado com transtorno do espectro autista, Livia Cervera entendeu a importância de ter um local especializado no atendimento às crianças autistas e fundou junto com outras mães, amigos e pessoas da comunidade a ONG Anjinho Azul.

“A ideia do projeto veio após o diagnóstico do nosso filho caçula. Theo , hoje com 4 anos, aos 3 , depois de muitas andanças e médicos, recebeu o diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista). Meu mundo caiu. Logo que me levantei, deparei-me com a falta de um lugar para atender crianças com esse transtorno. Então, junto a amigos e familiares, todos voluntários, resolvemos criar o CEBRIA”, conta Livia.

Hoje a ONG presta atendimentos de arte-terapia, fonoaudiologia, psicopedagogia e tem assistência de educadora física, assistente social e psicóloga. O projeto ainda é recente e começará a atender na sede em janeiro. “Atenderemos em média 20 famílias diretamente e várias outras indiretamente. Além das terapias, fazemos vários eventos de inclusão, voltado a crianças com TEA, como o cineminha azul (cinema com luzes acessas e som baixo), festas e em janeiro uma colônia de férias”, explica Livia.

Para Livia, o projeto é importante por dar à crianças com autismo a oportunidade de um desenvolvimento mais rápido, por meio dos tratamentos oferecidos. “Sei da importância do nosso projeto na vida dessas famílias. ‘Não há vagas’ é o que mais se escuta quando se está por aí, atrás de terapias. E nós, com filhos autistas, temos o tempo contra a gente. O quanto antes se começar o tratamento, melhor, para que os nossos filhos possam ter uma vida mais próxima do normal. E é isso que todas nós, mães, queremos.”

No próximo dia 10 de dezembro, o Centro Brasileiro de Apoio ao Autista Anjinho Azul promoverá um evento gratuito de fim de ano, com animação, palhaços, oficina de artes e integração das crianças. A festa será realizada na Praça do Condomínio Village Timbaúba. As inscrições devem ser realizadas pelo telefone: 3403-4688.

 

Imagem: Pixabay