A agência de turismo Rio de Coração Tour realiza neste domingo (10), com apoio do Coletivo de Ideias Campo Grande, o Tour Histórico Beneficente. A organização pede que, nesta edição, os participantes tragam um quilo de alimento não-perecível para doação a uma instituição de Campo Grande. A concentração para a caminhada será em frente à Igreja Nossa Senhora do Desterro, na Praça Dom João Esberard, às 9h.

Deca Serejo, uma das proprietárias da agência Rio de Coração Tour, explica como surgiu a ideia do passeio: “Sou guia de turismo, moradora de Campo Grande, e sempre  defendi a ideia que o bairro tem muito potencial turístico. Essa ideia foi tomando forma aos poucos enquanto eu fazia o curso de Guia de Turismo. Informalmente, eu já atuava como guia, mostrando a cidade e Campo Grande a amigos estrangeiros em visita a cidade. Eu buscava mostrar um roteiro de turismo diferente do convencional, isso ainda em 2012. Então, quando me formei em guia, decidi tornar realidade a minha ideia”, conta.

Esta é a segunda edição da caminhada, que é realizada em formato semelhante as do Walking Tour, passeios realizados em cidades turísticas de todo o mundo, cujo participante contribui ao final com o valor que achar justo. Em alguns casos, como o de Campo Grande, são realizados de forma totalmente gratuita. O evento foi realizado pela primeira no mês de novembro como parte da programação de comemoração de aniversário do bairro.

Deca Serejo fala das inspirações para realização do tour e sobre a importância para os moradores de Campo Grande de poderem contar com uma iniciativa como esta. “Temos como inspiração, referência e fonte de consulta o livro do André Luiz Mansur, “O Velho Oeste Carioca”. Contamos com o apoio do escritor e de outras pessoas como o garimpeiro cultural Luis Damásio,  os jornalistas Sílvio Alves e Sílvia Fernandes, e não menos importante o  professor e historiador Adinalzir Pereira, que nos ajudou na elaboração do roteiro e escolhas  dos atrativos. A importância é muito grande do ponto de vista turístico, pois o bairro tem muito a oferecer nesse sentido e nossa maior intenção com esse projeto é  fazer com que os locais  saibam mais sobre seu território, conheçam sua história, seu valor, seu patrimônio e se tornem seus guardiões”, esclarece.

O projeto denominado “As Estações Turísticas das Terras do Campo Grande” foi dividido em  4 estações: Histórico, Cultural, Natural e Gastronômico. Estas divisões se subdividem em vários roteiros. O que será realizado no domingo é um dos que fazem parte da estação histórica e contempla 21 atrativos históricos no percurso que começa em frente a Paróquia Nossa Senhora do Desterro e termina em frente a escultura de Adelino Moreira. As caminhadas serão realizadas mensalmente, sempre no segundo domingo do mês.

Mais informações sobre este e os próximos eventos estão disponíveis  em: https://www.facebook.com/riodecoracaotour/.

Imagem: Divulgação