Texto: Adriana Araujo

A mais nova associada da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), a academia Tem Nogueira, trouxe para o bairro um centro de treinamento completo, que oferece aos frequentadores oportunidade de praticar artes marciais com profissionais qualificados, além de oferecer programas de condicionamento completos. A Team Nogueira nasceu com os irmãos Rodrigo e Rogério Nogueira, mais conhecidos como Minotauro e Minotouro. A primeira unidade foi construída no Recreio dos Bandeirantes, em 2008.

O projeto de uma unidade em Campo Grande, a 37° da rede, teve início em 2013, com os sócios Wilson Guimarães e Fernanda Oliveira, que é moradora de Campo Grande. “O ponto de decisão foi confirmar os valores do bairro como grande centro de oportunidades. Diante da expansão no Rio de Janeiro, era preciso uma unidade representante dos irmãos em Campo Grande. A inauguração ocorreu em março de 2016”, conta Guimarães.

A academia é um centro de treinamento físico e de artes marciais que atende pessoas de todas as idades. Entre as modalidades de artes marciais, disponíveis para adultos e crianças, estão o Jiu-jitsu, Judô, Boxe, Muay Thai e Kickboxing. A unidade oferece, ainda, programas compostos por séries de atividades específicas. É o caso do Cross Combat, prática baseada nos movimentos de artes marciais para quem está procurando perder peso e criar definição. O exercício visa o aumento do condicionamento físico, melhorando a saúde e auxiliando na manutenção do corpo. Além deste, é oferecido um programa exclusivo voltado para o público feminino chamado Ladies Camp, que une a prática diária da atividade física aliada à orientação nutricional. Há ainda o treinamento funcional, que se baseia nos movimentos naturais do ser humano, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. O praticante ganha força, equilíbrio, flexibilidade, condicionamento, resistência e agilidade.

A unidade também oferece balé para crianças a partir dos três anos de idade, pilates, nutricionista, terapia e acupuntura. Guimarães conta alguns dos diferenciais da Team Nogueira em relação a outras academias: “Todos os treinamentos são orientados, nenhum aluno fica sozinho na unidade. Temos uma equipe de profissionais treinados e qualificados para ensinar artes marciais, tanto no ensinamento lúdico e cognitivo para as crianças, quanto para pessoas adultas que nunca praticaram nenhuma arte marcial. Uma equipe pronta para acolher e receber seus clientes como membros de uma família”, orgulha-se o sócio da unidade Campo Grande.

Segundo Guimarães, o diferencial da academia é o uso de uma metodologia exclusiva, com treinamento frequente dos profissionais, salas de aulas com pisos antiderrapantes e específico para impacto, tatame com tratamento para evitar que o suor ou umidade escorram para debaixo das placas e ocasionem, além de problemas de pele, o odor característico de galpões de lutas. A unidade é climatizada e voltada para o treino de toda a família. Atualmente, 114 crianças fazem atividades na academia e com a obra de expansão, a expectativa dos sócios é de receber mais 80 ainda esse ano.

Os sócios também têm uma preocupação social com o bairro e planejam ainda para este ano implantar projetos de inclusão na academia. “Pensando em fazer mais por Campo Grande, neste ano, iniciaremos o projeto social de cadeirantes no levantamento de peso, orientado pela atleta profissional Cátia Portilho. O foco será as competições paralímpicas de supino e queremos gerar essa oportunidade para moradores do bairro. Além disso, teremos o projeto Atleta Mirim, que irá trabalhar junto às escolas públicas na escolha de talentos para oferecer bolsa alimentação, aula de inglês, acompanhamento multidisciplinar e treinamento de artes marciais”, conta Guimarães.

Imagem: Divulgação