Nesta segunda-feira (6), acontece em Campo Grande a primeira audiência pública de cultura da Zona Oeste, organizada pelo Polo de Economia Criativa da Zona Oeste / Viva Zona Oeste. O evento, que será realizado na Lona Cultural de Campo Grande, contará com a presença das comissões de cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) e da Câmara de Vereadores.

Para aqueles que não puderem comparecer, a audiência será transmitida ao vivo no canal do Youtube do Polo de Economia Criativa, das 18h às 21h. Basta acessar: www.youtube.com/c/vivazonaoeste. Mais informações em: www.facebook.com/events.

 

Polo de Economia Criativa da Zona Oeste: Fundada em 2014, é uma rede de agentes, coletivos e instituições criativas da Zona Oeste que tem como missão identificar, gerar visibilidade e oportunidades de capacitação e sustentabilidade de forma colaborativa para uma nova cadeia produtiva da região.

Serviço:

1ª Audiência Pública de Cultura da Zona Oeste

Data: 6 de agosto, das 18h às 21h

Local: Lona Cultural de Campo Grande – Estrada do Rio do A, 220, Campo Grande.

 

Imagem: Helcio Peynado

 

 

ATUALIZAÇÃO – NOTA DO POLO DE ECONOMIA CRIATIVA DA ZONA OESTE:

 

Esclarecimentos importantes sobre a 1ª Audiência Pública de Cultura na Zona Oeste (Tudo aconteceu que nem um furacão)

Tudo começou na sexta-feira à tarde, dia 03 de agosto, recebemos a ligação do nosso parceiro SerCidadão, afirmando que a violência em Santa Cruz era muito intensa e que não poderiam receber nossa 1ª Audiência Pública de Cultura na Zona Oeste, no dia 06 de agosto, às 18h, marcada desde o dia 17 de abril de 2018.

De lá pra cá, foi um grande corre corre, encontramos o parceiro de longa data Teatro Firjan SESI Jacarepaguá que sediou neste sábado nossa Roda de Conversa (https://youtu.be/Jsr6Qqb_8vg). Aqui também um grande agradecimento aos nossos convidados Coletivo Orçamento & Cultura e Júlio César Da Costa, da Liga de Rodas de Rima, que se adaptaram e tiveram disponibilidade de troca de local, pois todos já estavam mobilizados para participar em Santa Cruz. Desse encontro tiramos uma carta e decidimos alterar o local da Audiência Pública para Lona de Campo Grande, acreditando em 1 coisa importante:

1. Não perder a legitimidade do processo e alterar apenas o local para um lugar mais próximo e disponibilidade em cima do laço e ao mesmo tempo mais seguro para que todos participassem com segurança. Desde já nosso agradecimento também pela Disponibilidade da Lona Cultural Elza Osbornee do Anderson Benac, pela articulação local.

O que não contavamos é que a Comissão de Cultura da ALERJ, depois de todo esse esforço, decidisse adiar a 1ª Audiência Pública de Cultura, pela manhã dessa segunda-feira, alegando: “Cumpre-me observar que não teremos tempo hábil para formalizar a mudança de local para realização da Audiência (…) se avaliarem razoável, pode manifestar posição quanto a realização do encontro em nova data e local para que possamos dar prosseguimento ao processo” e esse segunda-feira foi um grande correria para avisar todos os voluntários, público engajado e tudo mais.

O que decidimos foi de realizar o encontro, não mais com a titularidade de “1ª Audiência Pública de Cultura” e sim como um encontro regional de preparação, para ouvir as demandas e retirar novas datas da Audiência, que ficaram decididas para o próximo dia 17 de setembro, ou nos dias 22 ou 29 de outubro, de 18h às 21h, no mesmo local anterior, do SerCidadão, na Rua Fernanda, em Santa Cruz.

Aqui nossos agradecimentos também a Casa FluminensePablo Ramoz, aos coletivos TudonumacoisasóCultura Zona Oeste-RJ, ao Deputado Estadual Eliomar Coelho e sua assessora Júlia Moulin, que se fez presente e mantiveram seus compromissos marcados, assim como aos delegados estaduais de Cultura Ray PachecoAnderson Benac e Vinicius Longo e outras dezenas de agentes criativos da Zona Oeste que estiveram presentes. Obrigado!!!

Foram os 4 dias mais corridos, loucos e tensos de toda nossa história ao longo dos nossos 4 anos de existência, que nos deixaram de cabelo em pé, mas mantivemos nosso compromisso e não adiamos absolutamente nada, pois acreditamos que é assim que se enfrenta a violência diariamente em nosso território, como forma de exemplo aos executivos e legislativos de como enfrentar a violência, com muita garra, força, determinação e respeito aos todos os agentes e voluntários mobilizados para realizar esta ação e aguardando que a 1ª Audiência Pública de Cultura aconteça seja confirmada em umas das três datas possíveis.

O Resultado desse encontro, você pode assistir em nosso canal: https://youtu.be/kp_UGLIukD0

Enquanto isso, vale a pena sempre lembrar que continuamos com nossa campanha de Financiamento Coletivo:
www.benfeitoria.com/vivazonaoeste.