Na correria do dia a dia, o empresário precisa se cercar de bons artifícios para dar conta das inúmeras demandas do seu negócio. Contabilidade, funcionários e clientes são apenas alguns dos assuntos que o empreendedor precisa lidar. Pensando nisso, com a facilidade do mundo na palma da mão, muitos aplicativos acabam surgindo como artifício para melhorar a vida e otimizar o tempo do profissional. Listamos cinco para você instalar agora e ajudar na sua rotina!

• Evernote

De acordo com a descrição disponível pelo aplicativo na Play Store, ele ajuda a focar no que importa mais e a ter acesso às suas informações quando precisa. Ao colocar notas digitadas ou escritas à mão, além de proporcionar recursos de lista de tarefas, fotos, imagens ou áudios, você consegue compartilhar com qualquer pessoa, melhorando a integração da equipe. O app também fica sincronizado em todos os seus dispositivos.

Disponível na Apple Store, Google Play e Windows Phone.

• Docusign

O app permite que o usuário assine eletronicamente documentos e possa, ainda, coletar assinaturas de outras pessoas. Dentre seus principais recursos além da assinatura, estão envio, acesso de armazenamento documentos. E o melhor é que os documentos são criptografados e as assinaturas estão de acordo com muitas políticas governamentais ao redor do mundo.

O DocuSign está disponível em App Store, Google Play e Windows Phone.

• Qipu

Exclusivo para microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), o app ajuda o empresário ao oferecer funcionalidades como: emissão de nota fiscal eletrônica de serviço para mais de 180 cidades; verificação de pendências federais; controle de despesas e receitas; fluxo de caixa; dentre outros. O MEI ainda tem acesso à verificação de data de pagamento do DAS, informações sobre direito aos benefícios previdenciários e organização de declaração anual. Gratuito, o app foi criado por uma parceria entre Buscapé e Sebrae.

O Qipu está disponível para iOS, Android e Windows Phone.

• Asana

Ideal para quem precisa monitorar equipes, o Asana oferece recursos como atualização de trabalho onde quer que esteja; permite acompanhar e monitorar o job; e comunicação entre a equipe pelo próprio app.

Gratuito e ilimitado, o Asana está disponível para iOS e Android.

• BerOrCoffe

Por último, buscar o network é sempre necessário. Para ajudar nessa tarefa, o BerOrCoffe foi criado: ele é uma rede que conecta pessoas com outras pessoas e pessoas com espaços compartilhados de coworking. Dentre seus recursos, estão a possibilidade de favoritar pessoas que você deseja encontrar; avisar da sua disponibilidade para um café ou uma cerveja em locais parceiros; dentre outros.

O app está disponível para Android e iOS.